Aprenda a viver de música.
Hoje estou aqui para provar que não é um sonho.
Para viver de música, não é necessário transformar isso em um “hobby”, parar ter dinheiro, as duas coisas podem, sim, ser aliadas.
Mas como fazer isso?
A cada novo ano você se vê mais velho, mais distante do seu sonho, isso faz parecer que você está perdendo tempo investindo em equipamento e nas horas de estudo.
Você tem tudo o que precisa, agora mesmo tem a chance de viver de música como professor.
Isso mesmo!
Sendo professor de música você será capaz de viver do seu sonho, sem nunca abandoná-lo. E isso te proporcionará diversas oportunidades que nunca imaginou.
Se o seu sonho é viver de música, ensinar outros a tocar é o melhor caminho.
Não existe uma fórmula mágica que te fará ganhar milhões da noite pro dia. Se você realmente quer viver de música, você tem que entender como as pessoas consomem música e como elas querem aprender.
Boa parte do consumo da música é entretenimento. Seja através de show, ou seja, através da venda de música.
Esse não é o jogo que eu jogo. Hoje a maior parte da minha renda vem das aulas e cursos que vendo.
Para começar esse caminho é necessária uma disposição para ensinar, para fazer o outro entender e para ver o outro evoluir. Ser professor de música é mais do que passar uns exercícios, é ser agente transformador na vida do aluno.
Além da disposição, é necessário um empilhamento de boas práticas. Ser cordial, educado, organizado, resiliente e constante.
Essas práticas te levarão até outro patamar. Seus alunos precisam de mais do que algumas horas aula por semana; eles precisam de exemplos, cuidados e atenção.
Se você quer manter seus alunos e alcançar novos, não adianta você só dar boas aulas e esquecer do aluno por uma semana. Você precisa se preocupar com a prática dele em casa, longe do ambiente controlado — existem várias maneiras para isso e pretendo conversar sobre isso em outro post.
Só com isso, você já é capaz de se destacar como professor, e alcançar um número de alunos limitado, mas ter uma agenda lotada pode não ser a sua melhor opção.
Então você precisa continuar o caminho.
Mas esse texto está ficando grande e antes de falar sobre cursos, imersões e matérias em PDF para vender online — assuntos que trataremos outro dia —, preciso falar do maior erro dos músicos: não ter controle financeiro.
Se você quer realmente viver de música, você precisa entender de finanças. Saber quanto ganha, quanto gasta. Quais gastos são essenciais, quais gastos futuros serão necessários e como dividir seus ganhos.
Sei que quer saber mais, mas volto para conversarmos sobre isso em outro dia. Esse post está ficando grande. Porém, se sua pressa for grande, basta passar no nosso canal do YouTube, lá estão centenas de vídeos e podcasts que podem te ajudar sobre esse e os demais assuntos.
Se você está se perguntando onde aprender mais sobre esse assunto, tenho um aviso importante para você: no meu perfil no Instagram tiro dúvidas todos os dias nos stories. É só chegar e perguntar.
Mateus Starling
@professordemusicaempreendedor