Tenha o que postar todos os dias.

Tenha o que postar todos os dias.

Essa é a melhor estratégia para você ter engajamento.

Depois de hoje você nunca mais ficará sem ter o que postar.

Vai por mim.

Já ouviu falar na construção de uma linha editorial

Você precisa de uma, mas provavelmente ninguém nunca te disse isso. Também não te disseram como construir ou como usar. Por isso estou aqui!

Vamos começar pelos “porquês”. Acredito que entendendo o “porquê”, você será capaz de entender melhor o processo.

Por que ter uma linha editorial para suas redes sociais? Para que você saiba do que você fala, o porquê de falar, quando você fala e como isso acontece.

Uma linha editorial é o começo para quem quer ter constância nas redes sociais.

Sem ela é fácil se perder no que postar, quando postar, porque postar, ficando sem assunto.

Esse conceito de linha editorial pode ser bem entendido em uma revista. Quando você compra uma revista ela sempre tem o assunto central, a Revista Veja tem em sua linha editorial: notícias, informação e opinião sobre política, economia, saúde, esporte e cultura.

Mas no que saber disso lhe ajuda?

Saber disso te diz se você pode ou não gostar das informações contidas dentro da revista. 

A linha editorial de uma revista não é explicitada para seus leitores. Mas todos conhecem por meio implícito, já que sabem o que vão encontrar na revista.

Alguns canais de TV a cabo fazem a mesma coisa. 

Uns têm em sua linha editorial programação infantil, investigativa, e eu poderia passar um dia falando de como eles fazem isso. Mas sei que já entendeu.

Criar uma linha editorial não é tão difícil quanto parece.

Você já tem o seu assunto principal. Sim, aprender a tocar um instrumento ou cantar.

Simples assim, você pode falar só disso? Sim, mas não é o ideal. 

Como na Revista Veja, você precisa de assuntos que se correlacionem para que o seu conteúdo não fique chato para quem te acompanha.

Quando a Veja fala das fofocas, da vida pessoal das celebridades, ela está mantendo o assunto dentro da zona de interesse do seu público alvo. Um público que busca informação e opinião sobre quase tudo, até mesmo sobre a vida dos outros.

Sei que esse não é seu caso. 

No seu caso, você não pode só falar de como aprender a tocar um instrumento, se você fala só das suas aulas, dos seus produtos, de como aprender a tocar, não tem porque as pessoas olharem com frequência o que você tem para dizer. 

É interessante ter opinião na sua linha editorial, já que a informação estará sempre lá quando você falar de como aprender.

Então você precisa falar da sua rotina além das suas aulas, precisa falar dos livros que lê, dos filmes que assiste, de como lidar com seus relacionamentos —  seja casamento, namoro, amizade, com os filhos —, sobre sua religião, até mesmo sobre não ter uma. É assim que se cria uma comunicação efetiva com um público.

Logo ficará claro quais os assuntos além da música sua audiência tem interesse.

Como eu não quero que fique imaginando o que fazer, para deixar isso mais claro o possível, aqui vai tudo o que você precisa. Então você terá um exercício para fazer.

Para ter uma linha editorial completa, você só precisa de:

  • Linha editorial principal.
    • Onde o seu interesse por aprender a tocar? Como você estuda? Como você decide qual será o próximo assunto e suas aulas? Como você entrega o material de estudo dos seus alunos?
  • Linha editorial auxiliar.
    • O que mais gosta de fazer para relaxar?
      • Pode ser que você goste de filmes e seriados, converse com o seu público sobre eles. Quais você tem visto, quais são seus favoritos, quais não consegue ver, quais estão chamando atenção do mundo, mas que você não gostou…
  • Linha editorial auxiliar 2.
    • Seus relacionamentos.
      • Pode ser que você seja casado, fale de como é a vida de um professor de música casado, se você faz almoço para sua esposa, se você é romântico.
      • Talvez você seja solteiro e esteja morando sozinho, você pode falar dos seus amigos, colegas, de como é lidar com a solidão, de como você decidiu que era hora de morar sozinho.

Invista tempo em ir reajustando a sua linha editorial, ela não precisa ser engessada, mas precisa de uma direção, um norte é extremamente necessário para se saber onde se quer chegar.

Todos os dias estou no Instagram falando sobre a carreira de um professor de música, além disso, todas as quartas têm “Podcast” no YouTube. Tenha acesso ao melhor conteúdo para quem quer alcançar a liberdade financeira como professor de música.

Mateus Starling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *