Como ser o melhor professor de música do Mundo…
Entregue mais que uma aula!
O mundo está cada vez mais acelerado. Com a velocidade encontramos dificuldades para nos dedicarmos a conhecer nosso instrumento.
A verdade é que estudar se tornou mais difícil, mesmo com a quantidade de conteúdo encontrado na internet.
Se isso acontece com nós que somos professores, para os nossos alunos, não é diferente.
Por isso só dá uma aula e deixar o aulo sozinho por 7 dias não é a melhor forma de ensinar.
Aprender a tocar é algo que envolve muitas emoções, envolve paixão pelo instrumento e pela música, mas que também envolve o medo de não ser bom o bastante e a ansiedade de não melhorar nunca.
O fator mais importante para um professor de música é a relação do aluno com a música, com os estudos e com o que ele aprende.
Você não precisa ser o melhor professor de música do mundo para todos, só precisa ser para os seus alunos.
Por isso pense com carinho nos problemas que cada um deles com toda certeza enfrentará.
Treinar sozinho em casa diariamente é um desafio necessário, mas que para muitos requer uma disciplina ainda não alcançada. Você pode ajudar seu aluno com isso mesmo tendo uma única aula semanal.
Você pode mandar lembretes no WhatsApp, pode chamá-lo para saber se ele está praticando, pode incentiva-lo a trazer os exercícios prontos por meio de gamificação. E tudo isso sem ter muito trabalho.
Se o seu aluno alcançar o resultado desejado, isso será muito importante para ele. Então isso deve ser importante para você.
Ter o instrumento ou não também interfere no aproveitamento das aulas.
Como você pode ajuda-lo? Indicando bons canais de compra, tendo parceria com lojas e vendedores locais, indicando instrumentos com um bom custo beneficio…
Seu aluno pode ter dificuldade em lembrar o que foi ensinado na última aula, talvez precise de mais material escrito, talvez um áudio para ouvir em casa, talvez um vídeo de alguns segundos para que relembre o que foi ensinado.
Ajude seu aluno a melhorar a sua capacidade de memorização. Seja uma música ou um exercício, ajude-o a lembrar.
Se o seu aluno não consegue achar tempo para estudar em casa, talvez ele precise de ajuda para gerir o tempo.
Ele continuará tendo múltiplos compromissos por toda a vida.
Continuará tendo outros compromissos além das horas de estudo do instrumento. É preciso ser organizado e saber gerir o seu tempo com sabedoria.
Você pode ajudá-lo com isso? Você pode construir junto com ele um quadro de tarefas diárias para que ele consiga fazer tudo o que é preciso e estudar.
Mas se o problema do seu aluno for a solidão do seu quarto? Se for o fato de não ter com quem conversar no dia a dia o que tem aprendido?
Incentive seus alunos a relacionar-se com outros. Relacionamento é um grande jeito de fomentar o aprendizado.
Aprender a cooperar é essencial no seu processo de aprendizagem.
Além disso, tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades sociais, fazer amigos e construir relacionamentos duradouros.
Se ensinar é sua missão, não meça esforços para isso, mas saiba precificar tudo o que você faz.
Cada uma das ideias que dei produzem muito resultado, mas, em contrapartida, custam tempo. Por isso antes de implementar pense nas consequências — as boas e as não tão boas —, para conseguir fazer por muito tempo sem lhe causar danos ou problemas.
Pense em quanto de tempo isso vai te custar, em quanto de valor isso vai agregar e quanto a mais você precisa cobrar para que tudo funcione bem.
Se você, professor de música e quer mais dicas de como ensinar seus alunos de maneira eficaz, te convido a me seguir no Instagram e ouvir ou assistir meu “Podcast”. Todos os dias tem conteúdo novo nas minhas redes sociais.
Mateus Starling