A melhor aula do mundo.

Em um mundo cada vez mais acelerado, a cada dia a dificuldade de se aprofundar no aprendizado de um instrumento aumenta.
Para nossos alunos isso não é diferente.
Por isso só dá uma aula e deixar o aulo sozinho por 7 dias não é a melhor forma de ensinar.
Cade ao professor ensinar e acompanhar o aluno para que o seu aprendizado não acabe junto com a aula.
Aprender a tocar é algo que envolve muitas emoções; envolve paixão pelo instrumento e pela música, envolve o medo de não ser bom o bastante e envolve a ansiedade da melhora — que parece nunca chegar.
Música é paixão, mas não pode ser só isso.
Para que a música seja maior é preciso fazer mais.
Porém, é possível ser um professor inesquecível com muito pouco.
Então pense nos problemas que seu aluno com toda certeza enfrentará(?)
Treinar sozinho em casa diariamente é um desafio necessário, mas que para muitos requer uma disciplina ainda não alcançada — principalmente para iniciantes dispersos. Você pode ajudar seu aluno com isso mesmo tendo uma única aula semanal.
Pode mandar lembretes no WhatsApp, pode chamá-lo para saber se ele está praticando, pode incentivá-lo a trazer os exercícios prontos por meio de gamificação…
Ter o instrumento ou não também interfere no aproveitamento das aulas.
Como você pode ajuda-lo?
Indicando bons canais de compra, tendo parceria com lojas e vendedores locais, indicando instrumentos com um bom custo beneficio.
Pense em como isso leva seu aluno a aprender mais e chegar ao resultado que ele espera. Isso com toda certeza ira ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Quer algo mais importante que isso? A aula deve ter esse objetivo: levar o aluno o mais rápido possível ao seu objetivo.
Ele pode ter dificuldade em lembrar o que foi ensinado na última aula, talvez precise de mais material escrito, talvez um áudio para ouvir em casa, talvez um vídeo de alguns segundos para que relembre o que foi ensinado.
Ajude seu aluno a melhorar a sua capacidade de memorização. Seja com uma música ou com um exercício, ajude-o a lembrar.
Se o seu aluno não consegue achar tempo para estudar em casa, talvez ele precise de mais ajuda, só que dessa vez para gerir o tempo.
Ele continuará tendo múltiplos compromissos por toda a vida.
Continuará tendo outros compromissos além das horas de estudo do instrumento. É preciso ser organizado e saber gerir o seu tempo com sabedoria.
Como ajudá-lo?
Mas se o problema do seu aluno for a solidão do seu quarto? Se for o fato de não ter com quem conversar no dia a dia o que tem aprendido?
Incentive seus alunos a relacionar-se com outros. Relacionamento é um grande jeito de fomentar o aprendizado.
Aprender a cooperar é essencial no seu processo de aprendizagem e para todo músico que deseja ter uma banda ou tocar com os amigos.
Além disso, tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades sociais, fazer amigos e construir relacionamentos duradouros.
Se ensinar é sua missão, não meça esforços para isso, mas saiba precificar tudo o que você faz.
Cada uma das ideias que dei produzem muito resultado, mas, em contrapartida, custam tempo. Por isso antes de implementar pense nas consequências — as boas e as não tão boas —, para conseguir fazer por muito tempo sem lhe causar danos ou problemas.
Se você, professor de música e quer mais dicas de como ensinar seus alunos de maneira eficaz, te convido a me seguir no Instagram e ouvir ou assistir meu “Podcast”. Todos os dias tem conteúdo novo nas minhas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida? Me chama no Instagram, estou sempre por lá.